Cada vez mais o chamado consumo colaborativo vem mudando a forma com que as pessoas se relacionam. Superar modos ultrapassados de hiperconsumo, criando sistemas inovadores baseados no uso compartilhado, escambo, empréstimo, negociação, locação, doação e troca, não é uma invenção moderna, mas um hábito antigo que vem ganhando novas dimensões por meio da tecnologia.

Antes da década de 1950, ficar na casa de amigos ou de amigos de amigos era uma forma comum de viajar. Mas o compartilhamento e colaboração estão acontecendo de maneiras, e em uma escala, que nunca tinha sido possível anteriormente. Sites como o Airbnb ou Couchsurfing adaptaram esse costume aos novos tempos, onde o consumismo exacerbado vem dando lugar ao compartilhamento com vizinhos, amigos e até desconhecidos.

Os intercâmbios online imitam os vínculos estreitos antes formados por meio de intercâmbios pessoais, porém em uma escala global.

No compartilhamento, o que faz a diferença é a experiência. A seguir mostramos três formas diferentes de viajar, trocando o tradicional roteiro de turismo por uma experiência de vida diferente.

Housesitting

Partindo da dificuldade de donos de animais de estimação encontrarem o lugar ideal para deixar seus cães e gatos quando viajam, e da premissa de que os animaizinhos ficam muito melhor em suas próprias casas, o site Trusted Housesitters permite que você fique hospedado em uma casa de graça, com a única obrigação de cuidar e alimentar os bichinhos.

Além disso, pode-se ficar em lugares incríveis e vivendo a experiência de conhecer cidades diferentes como um local durante apenas alguns dias ou até meses. Para os donos, além de poupar com hospedagem em pet shops há ainda a vantagem de ter alguém cuidando da casa durante as férias.

Asilo na Holanda

A ONG holandesa Humanitas foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de ajudar a população empobrecida pelos longos anos de guerra. Hoje, a Humanitas dá apoio a qualquer pessoa que esteja precisando de uma mãozinha, independente de idade, sexo ou nacionalidade. Entre essas pessoas estão estudantes precisando de moradia e idosos precisando de cuidados e companhia. Em um projeto inovador, a ONG decidiu unir esses dois grupos para que se ajudem mutuamente. Em troca de hospedagem gratuita em um asilo, os jovens realizam atividades como acompanhar os idosos em passeios, participar das festas de aniversario, ensiná-los a usar a internet ou simplesmente bater um papo.

Bibicletas

A comunidade Warm Showers é uma rede mundial gratuita de troca de hospitalidade para quem está viajando de bicicleta. Através de um mapa interativo, os ciclistas podem encontrar anfitriões em sua rota. Pessoas dispostas a oferecer um quarto, um sofá ou mesmo um lugar para acampar. Registre-se no site e recebem visitantes em casa, compartilhando boas histórias e uma bebida.

 

 

 

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.