O ano já está acabando, mas este não deixa de ser um post menos atual, ou pelo menos relevante. Trata-se de uma compilação de logos que ilustram a tendência do design de logos mais atual. É como um grande desfile de moda, cheio de conceitos, embora algumas realmente não sejam muito aconselhadas para se colocar nas ruas.

static.squarespace

Na hora de se criar um logotipo, a primeira coisa a se ter em mente é como comunicar da maneira mais sucinta e clara possível, e também, se o logo está alinhado com a forma como o mundo se comunica hoje. O website LogoLounge publicou um report onde mais de 212.000 logos foram analisados e divididos em 15 diferentes categorias.

Esse report é útil para entender o que é visto atualmente em termos de design de logos. É importante deixar claro, porém, que essa categorizarão demonstra tendências, mas não é necessariamente um guia do que deve ser feito. Confira abaixo as categorias encontradas no report:

 

logotrends_01_monocrest

Mono crest

Essa categoria baseia-se no uso de linhas simples com a mesma grossura e a combinação de uso de tipografia e ilustração, onde pode ser visto uma combinação uniforme de ícone e nome.

logotrends_02_letterstacks

Letterstacks

O principal conceito dessa composição é combinar os números totais de letras, e empilhá-las harmonicamente. Trata-se uma ótima solução quando o logo possui um nome muito longo.

logotrends_03_handtype

Handtype

Contra a mecanizacão do design e a inundação de tipografias digitais, o modelo de tipos feitos à mão tem crescido cada vez mais. Ano passado houve uma certa explosão dessa categoria, que chegou a uma saturação um tanto quanto crítica. Mas pela originalidade que transmite, essa tendência ainda tem vida suficiente para continuar sendo vista por aí por bastante tempo.

static.squarespace

Dazzle

Há mais de dois séculos, quando Firman Didot desenhou essa fonte serifada, ela tornou-se automaticamente a maior assinatura de textos no pico da era literária. O que ele jamais imaginou é que um dos erros de sua tipografia fosse tornar tendência nos dias de hoje. Quando reproduzida digitalmente e reduzida, os traços da linha fina desaparecem, uma anomalia chamada de “dazzle”. O que antes era um erro, hoje é usada como padrão estético.

static.squarespace-1

Flat Facets

Outra tendência muito forte que se estabeleceu no último ano foi a de se criar objetos tridimensionais. Com cores gradientes ou transparências, essas marcas certamente definem volume e, ao mesmo tempo, permitem que diferentes faces dimensionais tornem-se planas.

static.squarespace-2

Geo Wires

Usando uma solução de “wireframes”, estes logos transmitem um nível de precisão, por serem geometricamente simétricos, ou assemelhando-se a algum elemento de forma estranha ou com um simbolismo profundo. É geralmente associado a conceitos científicos, sendo muito usado para clientes que têm como disciplina a matemática, arquitetura, química ou empreendimentos na área digital.

static.squarespace-3

Trans Menagerie

Transparências, planos e símbolos de animais, são a base dessa tendência. Estas marcas são criadas a partir de formas geométricas e executadas com simplicidade, mesclando blocos de cores através de transparências e sobreposições.

static.squarespace-4

Waves

O símbolo do Wi-Fi, tão conhecido mundialmente, tem sofrido com a erosão da marca registrada, e tornou-se sinônimo de categoria. Clientes sabem que quando vêem essas “ondas” (waves) por aí, é sinônimo de civilização no ar. E hoje, este ícone não está presente somente em “devices” digitais, mas também em conceitos simples de conexões, e até mesmo em analógicos.

static.squarespace-5

Hexagons

As abelhas já sabiam antes de nós que o hexágono é um bloco de construção universal. Com isso em mente, os designers têm se apropriado cada vez mais dessa forma, cada um com sua visão individual, explorando-a como escudos ou cubos.

static.squarespace-6

Geography

Aplicar uma silhueta de sua terra natal em um logo, convenhamos que não é nada novo. Mas encontrar uma forma de incorporá-la a um contexto, tem se mostrado bastante em ascensão. Nem toda tentativa é bem-sucedida, mas transformar o Brasil em um colarinho espumoso de cerveja, ou a África em manchas de um leopardo, e que fique bom, a gente sabe que não é tarefa fácil.static.squarespace-7

Pompons

Exemplos dessa tendência são encontradas com soluções em 2D, bem como em tentativas de criar ilusões 3D, onde marcas seguem uma série de linhas, coloridas ou não, através de um ponto central.

static.squarespace-8

Knit

A essência da tecelagem é a capacidade de transformar fios delicados em uma superfície complexa e resistente. Essa mesma idéia permeia essa tendência, que mostra toda a delicadeza e complexidade envolvida na criação de uma identidade “feita a mão”.

static.squarespace-9

States

Esta é uma homenagem à simplicidade, mantendo uma só cor, sem gradientes. Uma forma simples, porém simbólica. Texto curto e direto ao ponto. A tendência chama-se Estados (States) por remeter a uma borda geométrica simples com o nome da entidade sultimente colocado em cima.

static.squarespace-10

Links

Bem–vindo a uma variedade de soluções que podem ser criadas com linhas retas e meia- circunferência. Essa tendência prova que elementos simples podem se transformar em múltiplas linguagens quando trabalhados de maneira flexível. Uma linguagem amigável e de fácil entendimento que causa identificação instantânea.

static.squarespace-11

Motion Lines

Com a influência da linguagem digital, ícones para apps e outras interfaces, os motions logos ou “logos em movimento” já se tornaram um clássico. A linguagem gráfica mais simples e mais direta. Se algo toca, é só incluir algumas linhas laterais simbolizando vibração. Se algo é ligado, inclui-se linhas de irradiação.

 

Postado por André via Shutterstock

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.