Ontem foi um dia épico para o Repertório Criativo que viveu um de seus piores momentos nesses quase doze meses de blogagem ordeira e meticulosa.

Uma das nossas maiores fontes de tráfego é o agregador de blogs Ocioso.com.br, que em outras ocasiões já tinha enviado cerca de 15 mil visitas em um único dia. Porém, ontem o post Recriando Fotos da Infância 2 ficou em destaque durante todo o dia no Ocioso o que trouxe ao Repertório mais de 400 visitantes online. 400 pessoas aqui, olhando e baixando fotos, tudo ao mesmo tempo. Isso foi o suficiente para destroçar as conexões com o nosso servidor raquítico acostumado a receber pouco mais de 20 pessoas ao mesmo tempo.

O problema  aconteceu logo de manhã, depois dos primeiros cinco mil acessos recebidos pelo Ocioso. Após a queda, mais de 20 mil pessoas se depararam com a seguinte mensagem:

Depois de passar o dia tentando uma resposta da empresa que administra o meu servidor, a HostPHD, e também de muito mimimi no Twitter, eis que entrego os pontos e dou a causa como perdida.

A boa notícia só apareceu 01h da manhã, quando a HostPHD respondeu ao meu e-mail (13 horas depois do blog sair do ar), pedindo para eu mudar o DNS do meu domínio. Feito isso, acreditei que o blog voltaria ao normal em instantes, o que não ocorreu.

Fui dormir com o blog fora do ar e assim que acordei, tentei acessá-lo. Depois de quase 24h fora do ar, eis que o Repertório Criativo retorna a web.

Procurei saber com o HostPHD o motivo do servidor ter caído e disseram (secamente) que o blog caiu por excesso de processamento. Acontece que o serviço que eu contratei possui tráfego ilimitado, ou seja, não deveria cair nunca. Promessa da empresa não cumprida, cliente perdido.

Já fiz backups dos arquivos e estou procurando um novo serviço de hospedagem, se vocês tiverem sugestões, deixem aí nos comentários. Abraço para todos vocês, desculpem-me por todo o caos e segunda voltamos com novos posts :)


Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.