A origem dos blogs, reflexões românticas e merchan
Quando os blogs surgiram em 1997, a produção de conteúdo online teve um salto significativo, pois a tarefa de levar conteúdo para a internet não exigia que o usuário fosse um expert em HTML.
No princípio, a esfera de blogs era um apanhado de tudo, as pessoas colocavam suas rotinas diárias na internet e a profissionalização só aconteceu um pouco depois, à medida que a plataforma foi ganhando relevância.
Refletindo melhor sobre o assunto, não sei se os blogs teriam feito tanto sucesso entre as pessoas se tivessem começado pelas corporações. Acredito que o amor pelos blogs tenha surgido do próprio amadorismo, ser feito pelas pessoas e para as pessoas. Claro que esta é a visão romântica de um blogueiro, mas faz um pouco de sentido.
Enquanto esta plataforma torna-se mais dinâmica e mais acessível, na mesma via seguem os negócios. Os relatos pessoais deram espaço para conteúdo relevante produzido por especialistas, ou verdadeiros entusiastas de temas como culinária, comunicação, esporte, moda… o filme Julie & Julia retrata bem essa fase vivida pelos blogs.
E se a profissionalização é o caminho, precisamos parar um pouco para pensar sobre o assunto com quem realmente entende. Os pesquisadores e os profissionais, claro.
Nos tweets da vida, já cansei de falar bem do Projeto 3em1, que promove debates entre mercado e academia (a universitária, não a de ginástica) com o propósito de desenvolver a capitania de Vasco Fernandes Coutinho.
Este mês, o 3em1 coloca blogs e publicidade no certame e quem vai degladiar é o ilustríssimo Ivo Neuman do blog Treta ao lado do planner da agência digital 4Ps Celso Hora e Mauro Pinheiro, professor da Universidade Federal do Espírito Santo especialista em web.
As inscrições podem ser feitas no site do 3em1, onde vocês ainda podem saber mais sobre o tema, local e horário. Nos vemos lá :)
Postado por André