Fotógrafa cria série de retratos misturando fast food e obras renascentistas
Inspirada na beleza das peças da era Renascentista, a fotógrafa alemã Rebecca Rütten traz à luz a cultura do nosso cotidiano em fast foods na série Peças Contemporâneas. A série retrata modelos e comidas sobre a luz dramática que fez sucesso entre os Grandes Mestres. Com uma estética elegante, refeições nada saudáveis, carregadas de calorias, a fotógrafa chama a atenção para a disparidade entre as classes sociais e os alimentos que cada uma pode se dar ao luxo de comer.
“Durante o Renascimento, pintores italianos e holandeses lidaram com as classes média e baixa”, comenta Rebecca. “Na minha opinião, a cultura dos fast foods representa essas duas classes sociais, nos Estados Unidos de hoje. Comida saudável é cara. No entanto, podemos comprar montanhas de comida em fast foods por preços muito baixos.
Rütten pediu a amigos para serem seus modelos, recriando poses antes feitas por operários e prostitutas a obras de artistas como Caravaggio. “Foi impressionante notar como muitos dos meus amigos evitam fast foods. Para eles, esse tipo de comida possui embutidos geneticamente modificados que apenas servem para suprir o consumo excessivo das pessoas”, comenta Rebecca, “Na opinião dos meus amigos, a comida se tornou algo não comestível e perdeu seus valores que transformam comida em comida”.
Postado por André via MMM