O Tinder como ferramenta de ação social
O inverno já estacionou no Brasil e, como ocorre todos os anos, chegou o momento das campanhas para doação de roupas e calçados em todos os estados.
Você já está acostumado com isso, afinal são todos os anos desde que você nasceu, certo? Pois bem, chega em um momento em que é preciso inovar e chamar mais atenção para essas campanhas que são, de fato, muito importantes na vida de quem precisa se aquecer. Mas como inovar em algo que parece não ser possível o fazer? Existem algumas alternativas, mas hoje vou mostrar uma em especial.
No sul do país, a cidade de Criciúma, estado de Santa Catarina, está a todo vapor com um método novo de arrecadar roupas para as pessoas que mais precisam neste inverno. A campanha parte de um grupo de jovens benfeitores que buscam fazer a diferença para quem precisa, na comunidade em que vivem. O grupo Leo Clube, inspirado em uma campanha de São Paulo, lançou no aplicativo de relacionamentos Tinder, a campanha Doe um match Criciúma.
Para conhecimento, o Leo Clube de Criciúma, ONG que existe há 44 anos, sendo 14 dedicados à formação de jovens líderes, visa ajudar entidades e pessoas, de um modo geral, com ações beneficentes como pedágio solidário, arrecadações de alimentos, roupas e itens de higiene, além de jantares e almoços solidários, campanhas especiais de Páscoa, Natal e inverno. Atualmente, na cidade, existem dois centros de lideranças o Leo Clube Centro e Rainha do Sul.
Aqui no blog tratamos dos mais variados assuntos, porém todos tem um elo de ligação que é a criatividade que cada um carrega. E o que não falta nessa Campanha da galera de Criciúma é a criatividade. Interessado em saber mais sobre esse método adotado por eles, convidei duas pessoas que estão à frente desta, para falar mais a respeito.
Abaixo você confere a entrevista com o Diretor de Campanha, Leonardo Teodoro e a Vice-presidente do LEO CLUBE CENTRO, Beatris Pizzoni de Freitas.
- Como surgiu esta ideia?
- Na região a ideia é nova, mas ela foi inspirada em uma ação realizada no estado de São Paulo por um publicitário chamado Luan Almeida. Foi ele quem criou essa campanha e nos motivou a tentar aqui no nosso município.
- Como funciona na prática?
- É bem simples: Nós curtimos todos os perfis e quando outras pessoas também curtem o nosso perfil, Mendigo Leo, acontece o match, então perguntamos se estas querem doar. Normalmente marcamos um ponto de encontro e recolhemos a doação, além de buscar na residência da pessoa. Como for mais cômodo para quem está doando.
- Como vocês decidem para onde irão as doações?
- Na proposta do Luan, as arrecadações visam ajudar exclusivamente os moradores de rua. Nossa proposta é ajudar as Casas de Passagem, Casas de Repouso e famílias carentes, além dos moradores de rua.
- Quantas pessoas estão envolvidas na campanha?
- O Grupo é composto por cerca de 12 jovens, estando 7 deles envolvidos ativamente nesta. Nós levamos as doações ao seu destino final e aproveitamos para passar um dia com os idosos ou crianças que as recebem. Isso dá um grande ânimo para aquelas pessoas, os tornam mais felizes. Nosso grupo busca muito a união, o que faz dos projetos um sucesso.
- Qual era a visão de vocês no início do projeto? E como é agora?
- No início tinhamos muitos receios, mas nos mantivemos otimistas. Assim que criamos as contas no app Tinder logo começaram os matchs e os resultados foram aparecendo. Hoje já surgem os reconhecimentos por parte das pessoas que doam e também da mídia local, o que nos motiva a prosseguir e levar a ideia para mais cidades. Estar neste projeto nos fez acreditar mais no potencial humano, na bondade de cada pessoa.
- Quais sugestões vocês deixam para quem quer ajudar e não sabe como proceder?
- Temos que ter em mente que sempre há quem precisa. Se na sua comunidade não há campanhas de arrecadações, visite as famílias carentes, as Casas de Repouso e Casas de Passagem. Tire um dia para visitar uma, ou até duas, instituições. Doar um pouco do seu tempo também é importante, principalmente para quem recebe sua visita. O importante é querer ajudar. Inicie uma campanha, use também o Tinder para esse fim, vai ajudar muito.
Parabéns para essa turma do bem. Realmente é uma forma diferente e criativa de chamar a atenção para um problema constante que se observa em todas as cidades, todas as comunidades do Brasil e do mundo. Inicie você também uma campanha para ajudar pessoas que precisam de roupas, calçados, comidas e brinquedos. Toda forma de ajuda é válida e transforma a vida de quem recebe, além de quem doa.
Curtiu a ideia? Você pode acompanhar as campanhas e ajudar através destes links:
MENDIGO LEO | LEO CLUBE CRICIÚMA CENTRO | DOE UM MATCH