Cada animal possui um sistema visual diferente, dada a necessidade que eles tiveram ao longo da evolução. Nós humanos temos uma visão diurna, por isso enxergamos melhor as cores e à noite dependemos tanto de iluminação. Outros animais que sempre tiveram hábitos noturnos desenvolveram outro tipo de visão para se adaptar, confira aí alguns exemplos.
Tartarugas Marinhas
Sua visão foi especialmente desenvolvida para ajudá-las a enxegar melhor nas águas escuras do fundo do oceano. São capazes de identificar facilmente tons de vermelho, laranja e amarelo.
Pássaros
A maioria dos pássaros são capazes de detectar muito mais cores do que os humanos, inclusive a ultravioleta. Além disso, possuem uma visão muito mais vibrante. As grandes aves de caça – águia, falção, etc – são conhecidas por ter uma visão extremamente aguçada, permitindo assim enxergar suas presas a uma distância enorme.
Cavalos
Os olhos do cavalo apontam para os lados, fornecendo assim, uma visão periférica excelente. Mas, eles possuem um ponto cego diretamente na frente do seu nariz que cria uma espécie de visão dividida. A visão noturna dos cavalos é melhor do que a do homem, mas sentem dificuldade em assimilar cores.
Cobras
Durante o dia, as serpentes possuem uma visão limitada apenas a movimentos, ou seja, não são capazes de enxergar nada que esteja parado. Já no período noturno elas se destacam. São capazes de enxegar em infravermelho com base no calor emitido pelos corpos.
Cães e Gatos
Grande parte dos estudiosos do assunto concordam que esses dois animais não conseguem enxergar as cores tão bem quanto nós. Porém, eles possuem uma visão noturna e periférica muito superior a nossa. Esses atributos são fundamentais para a caça.
OBS.: cães e gatos são vintage
Postado por André
Leave a Comment