Hoje, a internet e seus navegantes amantes da publicidade online tomaram uma bofetada de um anúncio que foi veiculado na Revista Meio & Mensagem e assinada por uma tal agência Komodo. O título do anúncio diz assim:
“Se você quer entender como a propaganda funciona, clique aqui”.
O anúncio (acima) nada mais é do que uma sátira ao discurso de que a internet é o novo caminho da comunicação e que tudo e todos iremos, invariavelmente, convergir para ela. Claro que esta é uma retórica um tanto quanto radical, mas amplamente difundida por agências que querem ganhar algum dinheiro enchendo os olhos de clientes com promessas de resultados futuros.
Bem, o anúncio talvez tivesse passado despercebido se caras como Bruno Tozzini não tivessem colocado o assunto em pauta na rede. E, claro, ajuda de alguns publieditoriais comprados em blogs como Brainstorm 9 (me engana, Merigo, que o post foi desproposital, haha).
Bem, “Nossa Equipe” foi a campo tentar descobrir de onde diabos saiu essa agência chamada Komodo que veio apenas para “causar”. Ligamos para o número fornecido e ouvimos uma secretária eletrônica dizendo que a agência não poderia atender no momento e que deveríamos deixar um recado.
Até aí tudo bem. Nada como uma secretária preguiçosa ou publicitários presos em reuniões. Não é?
Investigamos mais, achamos o site da agência e descobrimos que ele foi registrado por um Fabio Luiz. Com o CPF do dito cujo em mãos (tudo dentro da legalidade), fomos até o site da Receita Federal e descobrimos que tarããããã, o site foi registrado por Fabio Luiz Putzeys, que o Linkedin nos informou ser Assistente Executivo da IAB Brasil.
Outra informação que chegou de última hora é que o tal número de telefone fornecido foi registrado no novo endereço da sede da IAB. Ponto final. Mistério resolvido. Próximo.
Postado por André
[UPDATE]
A IAB patrocinou a palavra Komodo no Google.
Leave a Comment