Provavelmente você recebeu, ou ouviu falar sobre um suposto vídeo íntimo da Sabrina Sato que tinha vazado pelo Whatsapp. O vídeo não mostrava muita coisa, mas continuava sendo um vídeo íntimo espalhado sem o consentimento da apresentadora. Supostamente.
Na verdade, tratava-se de uma campanha da marca de absorvente Always que, após a fase viral, colocou no ar um vídeo explicando a campanha e a hashtag #JuntasContraVazamento.
É indiscutível a importância que uma campanha como essa tem. Todos os dias vídeos íntimos “caem na net”, como se fossem parar lá sozinhos, e são espalhados, expondo a intimidade, nem sempre desejada, das pessoas. E sim, vale tanto para homens, quanto para mulheres.
Mas, não podemos deixar de notar a falta de tato da Always para tratar do assunto. Juntas Contra Vazamento? Sério? Que tipo de credibilidade esse trocadilho quer passar?
Existe uma regra não escrita em propaganda que trata especificamente sobre trocadilhos. E ela pondera bastante quando deve, ou não deve ser usado. Por exemplo, no vídeo, Sabrina diz: Não deixe um vazamento tirar o seu sono. Pela regra da vida, esse trocadilho está proibido. Não rola. Nem se fosse marca de pias e canos.
O problema do trocadilho é que ele tira o peso de uma mensagem que deveria ser séria, mas que perde parte dessa força quando a marca transforma um problema sério em quase piada. E o pior. A Always não precisava desse trocadilho. Trata-se de uma marca que faz parte do universo feminino e que, só de assumir uma posição contra esse tipo de situação já bastaria para se justificar e sustentar uma campanha.
Outro ponto óbvio: absorvente não impede vazamento de vídeos íntimos na internet, não é verdade? Ele impede outro tipo de vazamento que, para ser sincero, nem é um termo correto para descrever a menstruação.
De qualquer modo, parabenizamos a Always pela iniciativa de proteger o seu público, mas fica nosso descontentamento de ver uma ideia tão bacana nascer com esse pequeno descuido.
Postado por André
Leave a Comment