festivais

Ser premiado na nossa área de trabalho é a maior forma de reconhecimento e destaque. O salário e o cargo mudam, mas os prêmios que você e seu time acumulam durante uma carreira ficam e servem como certeza de que todas aquelas reuniões, pizzas e madrugadas investidas valeram a pena. É a maior recompensa da área e valorização profissional.

Prêmios também não são tudo, é importante também estar feliz consigo mesmo, com seu time e seu trabalho, já que é apenas por intermédio dele que os prêmios virão. Conhece o tal do karma, certo? “Faça coisas boas e coisas boas virão”? Então, desenvolva um ótimo trabalho com um ótimo time que ótimos prêmios virão. E isso não vale apenas para a publicidade, mas também para os profissionais de design, fotografia e, até mesmo, para projetos pessoais.

Mas desenvolver trabalhos ultra criativos, inovadores e cativantes muitas vezes não é o suficiente. Deveria ser, mas não é! Na nossa área, prêmios são importantes também. No final, poder colocar que seu projeto estava no short-list do festival A ou recebeu um troféu no festival B pode fazer totalmente a diferença no portfólio.

Para ajudar a organizar as informações em um mesmo lugar, segue aqui uma lista com os principais festivais de publicidade, design, mídias sociais e fotografia para você não perder nenhuma oportunidade ou deadline. Salve nos favoritos e use esse post como um lembrete dos festivais que você quer participar!

 static.squarespace

– Festival Internacional de Publicidade de Cannes 

  • Sobre: Criado em 1953, acontece anualmente na cidade de Cannes e é o mais glamuroso e importante festival da publicidade mundial. Conta com 17 categorias que premiam as ideias mais criativas e inovadoras, abrangendo desde mídia impressa tradicional e comerciais de televisão, até tecnologia e design de produto.

  • Inscrição: Até dia 11 de abril de 2014
  • Evento: 15 a 21 de junho 2014 em Cannes, Riviera Francesa
  • Categorias: Filmes, Mídia Impressa, Mídia Outdoor, Design, Design de Produto, Inovação, Marketing Direto, Mídia, Mobile, Relações Públicas, Imprensa, Rádio, Titanium Lions, Promoção de Vendas e Ativações, Campanhas Integradas (Titanium & Integrated), Internet (Cyber), Creative Effectiveness .
  • Preço da inscrição: De EU$500 (Mobile, Design, Promo, PR, Radio) a EU$1.350 (Titanium & Integrated Lions) por peça
  • Como participar: Entenda rapidamente o processo acompanhando os 6 passos explicados aqui.
  • Site oficial

– Clio Awards

  • Sobre: Criado em 1959 para premiar excelência criativa é hoje um dos mais famosos, importantes e abrangentes prêmios de criação no mundo.
  • Inscrição: Até dia 11 de abril de 2014
  • Evento: 1 de outubro de 2014 em Nova York, Estados Unidos
  • Categorias: Áudio, Técnicas de Áudio, Branded Entertainment & Content, Filme, Música, Design, Digital e Mídias Sociais, Digital e Técnicas Socials, Marketing Direto, Engajamento (Guerrilha, Ambiente e Eventos), Técnica de Filme, Inovação, Campanhas Integradas, Outdoor, Mídia Impressa, Relações Públicas.
  • Preço da inscrição: De US$150 (para estudantes) até US$1,000 (Campanha Integrada, Branded Entertainment & Content) por peça
  • Como participar: Requerimentos aqui.
  • Site oficial

static.squarespace-1

– The One Show & The One Show Interactive

  • Sobre: Fundado em 1975, em Nova York, por diretores de arte e redatores respeitados e premiados internacionalmente. Em 1998, introduziu o The One Interactive para incluir a premiação de peças publicitárias para Internet. O The One Show é uma celebração da criatividade como um todo, para o bem maior. A entrega de prêmios faz parte da “Creative Week” (Semana da Criação), uma oportunidade de networking e desenvolvimento profissional por meio de diversas palestras, eventos e apresentação de portfólios.

  • Inscrição: De junho a janeiro
  • Evento: Maio em Nova York, Estados Unidos
  • Categorias: Websites, Publicidade Interativa, Filmes e Vídeos Online, Campanhas Integradas 360, Animação/Motion Graphics, Redação, Design de Som, Fotografia, Tipografia, Vídeo/Direção, Mídias Sociais, Web UX Design, Infográficos, Mobile, Tecnologia (Serviços de Geolocalização), Tecnologia (Realidade Aumentada).
  • Como participar: Crie uma conta no site oficial e envie o material através da sua conta.
  • Site oficial

 

static.squarespace-2

– The Art Directors Award

  • Sobre: O prêmio é promovido pelo Art Directors Club de Nova York. Uma associação supimpa criada em 1921 e que oferece diversas formas de auxílio, palestras, eventos e networking para os mais diferentes profissionais de criação (e não somente criação publicitária). Membros incluem nomes como Andy Warhol, Walt Disney, Charles and Ray Eames, Annie Leibovitz e Jim Henson.
  • Inscrição: De dezembro a fevereiro
  • Evento: Abril em Miami, Estados Unidos.
  • Categorias: Propaganda – TV/Filme, Rádio, Imprensa, Broadcasting Craft, Poster ou Outdoor, Ambiente, Campanhas Integradas. Design – Jornal, Revista, Design de Livro, Design Promocional ou de Corporação, Design de Produto, Design de Embalagem, Branding, Design Ambiental. Ilustração – Revista, Jornal, Ilustrações. Interatividade – Webite, Social, Conteúdo Online, Auto-Promoção, Experiencial, Mobile, Games. Animação & Motion. Fotografia – Revista, Jornal, Fotografia Geral.
  • Preço da inscrição: De US$35 para Estudantes e U$75 para Freelancers a US$500 (Campanhas Integradas, TV/Filme)
  • Como participar: Inscrição pelo site.
  • Site oficial

– Design & Art Direction (D&AD)

  • Sobre: Fundado em 1962 por alguns dos melhores designers e diretores de arte do mundo (leia-se: Alan Fletcher, David Bailey e Terence Donovan), é um dos mais reconhecidos prêmios do mundo devido sua reputação: a de ser um dos mais exigentes! Tão exigentes que se consideram que nenhum dos candidatos é bom o bastante para ganhar o prêmio, eles preferem não premiar nenhuma das peças e deixar a categoria sem ganhador. Então você já pode imaginar o significado e peso de receber um prêmio do D&AD.
  • Inscrição: De outubro a janeiro
  • Evento: Maio em Londres, Inglaterra.
  • Categorias: Direção de Arte, Design de Livros, Branding, Técnicas de Publicidade, Técnicas de Design, Design Digital, Marketing Direto, Técnicas de Filme Publicitário, Design Gráfico, Integradas, Mobile, Design para Revistas e Jornais, Vídeo Clipes, Outdoor, Design de Embalagem, Imprensa e Relações Púbicas, Design de Produto, Rádio, TV/Cinema, Redação Publicitária, Redação para Design.
  • Como participar: Inscrição pelo site.
  • Site oficial

– London International Advertising Awards (LIAA)

  • Sobre: Criado em 1985, é uma competição global que celebra a criatividade e o poder das ideias em todas as formas, desde propaganda e mundo digital à música.
  • Inscrição: De abril a 13 de junho de 2014
  • Evento: 3 de novembro de 2014, em Londres, Inglaterra.
  • Categorias: Outdoors, Branded Entertainment, Design, Digital, Campanhas Integradas, Vídeo Clipes, Non-Traditional, Design de Embalagem, Poster, Mídia Impressa, Rádio & Áudio, Filmes para TV/Cinema/Online, “The New” (Inovação).
  • Preço da inscrição: De US$125 (Vídeo Clipes) a US$1.000-1.500 (Branded Entertainment)
  • Como participar: Preenchendo o formulário de inscrição disponível no site.
  • Site oficial 

 

static.squarespace-3

– El Ojo de IberoAmérica

  • Sobre: Realizado desde 1998 pela revista argentina LatinSpots, a premiação é focada na propaganda e nos profissionais da América Latina e Península Ibérica.
  • Inscrição: Junho a agosto de 2014
  • Evento: 19, 20 e 21 de novembro de 2014 em Buenos Aires, Argentina
  • Categorias: Cinema e Televisão, Mídia Impressa, Rádio, Via Pública (Outdoor), Peças Interativas, Mobile, Marketing Direto, Promoção, Conteúdo, Campanhas Integradas, El Tercer Ojo (Ideias Inovadoras), Eficácia, Relações Públicas, Design, Produção Audiovisual, Produção Gráfica, Postais Publicitários, Sustentabilidade, Esportes, Melhor Ideia Latina para o Mundo.
  • Preço da inscrição: De US$240 (Postais Publicitários) a US$750 (El Tercer Ojo) por peça.
  • Como participar: Preenchendo o formulário de inscrição disponível no site.
  • Site oficial

– Festival Ibero-americano de Publicidade – FIAP

  • Sobre: Criado em 1969 na Argentina, o Festival premia peças de países de língua portuguesa e espanhola. O FIAP acontece durante três dias repletos de atividades, além dos julgamentos, como palestras e festas para os convidados.
  • Inscrições: Até 11 de abril de 2014
  • Evento: De 28 a 30 de abril de 2014 em Miami, Estados Unidos.
  • Categorias: TV/Cinema, Mídia Impressa, Outdoor, Rádio / Promoção e Marketing Direto, Produção e Técnica Audiovisual, Interatividade, Mídia, Inovação, Design, Imprensa e Relações Públicas, Mídias Sociais.
  • Preço da inscrição: US$70 para estudantes; US$320 (Rádio, Interatividade) a US$830 (Integrada)
  • Como participar: Inscrição de materiais pelo site.
  • Site oficial
  • static.squarespace-4

– Clube de Criação de São Paulo (CCSP)

  • Sobre: Desde 1975, o Clube de Criação de São Paulo escolhe as melhores peças do ano no Brasil para registrá-las em seu anuário. O CCSP é uma entidade que guarda a memória da propaganda brasileira e o objetivo ao lançar o Anuário de Criação a cada ano é mostrar o que de melhor foi criado pelos profissionais em Propaganda, Design, Marketing Direto, Material Promocional e Digital no Brasil.

  • Inscrição: De 1 de abril a 30 de maio de 2014
  • Categorias: Integrada, Estrela Preta (Inovação), TV/Cinema, Técnica/TV, Filmes para outras Telas, Rádio, Técnica/Rádio, Imprensa, Técnica – Texto/Direção de Arte/Fotografia/Ilustração, Outdoor, Design, Marketing Direto, Marketing Promocional, Digital, Mobile, Técnica Mobile, Branded Content (Produção de conteúdo no ambiente digital).
  • Preço da inscrição: De R$500 (Design, Marketing Direto, Material Promocional) a R$ 2.450 por campanha (Integrada, Estrela Preta)
  • Como participar: Leia o regulamento aqui.
  • Site oficial

– Communication Arts

  • Sobre: É como a versão americana do anuário de criação. O anuário de comunicação dá destaque para os melhores trabalhos do ano em diversas áreas diferentes como design, publicidade e fotografia. Possui alto padrão de exigência, escolhendo para o anuário apenas 3% – 4% dos trabalhos inscritos. Ou seja, as chances não estão a seu favor, porém se você fizer parte dos escolhidos, o significado desse feito é muito importante!
  • Inscrições e categorias: Design – Até 2 de maio de 2014, Publicidade – Até 2 de maio de 2014, Tipografia – Até 5 de setembro de 2014, Interatividade – Até 3 de outubro de 2014, Ilustração e Fotografia (Março)
  • Preço das inscrições: De US$45 a US$220 por peça
  • Como participar: Envie sua peça pelo site
  • Site oficial
  • static.squarespace-5

– Festival Mundial de Publicidade de Gramado

  • Sobre: O Festival Mundial de Publicidade de Gramado acontece nos anos ímpares na Cidade de Gramado e nos anos pares em diferentes países. É o terceiro maior evento do mundo na área, em número de participantes, e o maior da América Latina. O Festival Mundial de Publicidade de Gramado fez história no Brasil desde sua primeira edição, em 1975, atravessando em seguida fronteiras como evento latino-americano, para ganhar na sua continuidade expressão mundial.
  • Inscrição: Fevereiro a março
  • Evento: Março
  • Categorias: Um briefing é colocado no site oficial do festival e os candidatos deverão enviar propostas com o mínimo de uma peça e no máximo de 3 peças dos meios TV, gráfica, Internet e Rádio. As peças devem ser originais e criadas especificamente o concurso.
  • Preço das inscrições: US$25 estudantes e US$50 profissionais
  • Como participar: Inscrição e informações no site oficial
  • Site oficial

– Prêmio Abril de Publicidade

  • Sobre: Realizado pela primeira vez em 1986 com o objetivo de premiar anualmente as melhores campanhas veiculadas em títulos da Editora Abril.
  • Inscrição: Fevereiro
  • Evento: Junho em São Paulo, Brasil.
  • Categorias: Criação Revista, Criação Digital e Mídia.
  • Como participar: Regulamento oficial do concurso no site
  • Site oficial

 

Postado por André via Blog do ShutterStock

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.