Em publicidade nós criamos mecanismos de linguagem através de texto e layout que conduza o pensamento da maioria das pessoas para chegar à mensagem que o anunciante quer passar. Esse é um conceito bem simples e defendido por quem é da área, mas alguns incrédulos não acreditam que seus super-cérebros podem ser facilmente enganados por um bom título ou por layout digno do One Show.

O teste abaixo traz uma sequência de informações que devem ser processadas pelo nosso cérebro de maneira rápida, assim como quando visualizamos um anúncio, e essas informações nos levam a um pensamento comum. Faça você mesmo. Eu tinha 14 anos quando fiz o teste pela primeira vez e me surpreendi. Espero que te aconteça o mesmo.


Siga as instruções e responda às perguntas mentalmente, uma de cada vez e tão rápido quanto possível. Quando tiver respondido a cada pergunta, desça mais na tela até a instrução seguinte.

Quanto é:








15+6
















3+56


















89+2

















12+53















75+26















25+52















63+32















Sim, os cálculos mentais são difíceis mas agora vem o verdadeiro teste.















123+5















RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR!














E siga adiante…
















Mais um pouco…

















Um pouco mais…















Você pensou em um martelo vermelho? É bem provável que sim. Se não foi vermelho, provavelmente foi amarelo – e se não foi um martelo, provavelmente foi uma chave-de-fenda. Pode parecer impressionante, mas não há nada de mágica ou telepatia eletrônica nisso. Apenas acontece que, de todas as ferramentas, martelos são os mais usados e conhecidos. E, por razões de segurança, é comum os cabos de ferramentas serem vermelhos, bem visíveis, mesmo que martelos de cabo vermelho não sejam exatamente comuns.

Quando o cérebro se vê defrontado com o pedido de evocar uma ferramenta, ele resgata as representações mais fortemente associadas à idéia de “ferramenta”. Reforçadas pela experiência, as conexões entre os neurônios que fazem as representações mentais de “ferramenta”, “martelo” e “vermelho” devem ser muito mais fortes do que, por exemplo, “ferramenta”, “torquês” e “rosa”. Portanto, não é um instrumento de ferro rosa que lhe vem à mente, e sim, provavelmente, o tal martelo vermelho.

E não, você não é anormal se tiver pensado em qualquer outra cor ou ferramenta. É apenas um pouco diferente…


Postado por André
Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.