A Escandinávia é um daqueles países que você sabe que existe, mas se pedissem para apontar no mapa certamente chutaria qualquer coisa ali pelo norte da Europa. Não precisa disfarçar, a gente sabe que é verdade.
Acontece que a Escandinávia nem ao menos é um país. É uma região que compreende os países nórdicos da Europa. Viu como você não estava de todo errado? Só para detalhar, a Escandinávia abrange, no sentido mais estrito, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega; num sentido mais lato, o termo pode também abranger a Finlândia e, mais raramente, as ilhas Feroé e a Islândia. E agora que você já está craque na geografia, vamos ao que interessa de fato.
O Design Escandinavo é a vanguarda do design desde 1950, quando o desenho simples, funcional, minimalista e barato que tornava a produção em massa altamente viável passou a ser aclamado no pós II Guerra Mundial. Um dos grandes nomes dessa safra é o dinamarquês Hans Wegner (1914-2007) que estudou na Escola de Artes Aplicadas de Copenhagen onde posteriormente foi professor. Além dele, outros nomes como Arne Jacobsen (1902 – 1971), Verner Panton (1926 – 1998), Alvar Aalto (1898-1976) que criou a técnica do compensado moldado e, hoje, o escritório Norm Architects estão entre os maiores nomes do design e da arquitetura nórdica.
Foi inspirado nos traços e cores, nas tradições e nos fantásticos animais desse lugar distante e gelado que o site de pôsteres Na Casa da Joana criou A/ Scandinavian/ Animal/, junto com outros quatro pôsteres inspirados nas Ilhas Faroe, Islândia e Lapônia, completando a coleção.
Postado por André
Leave a Comment