No princípio do cinema, os filmes traziam alguns efeitos especiais que eram guardados a sete chaves pelos seus produtores para que ninguém os reproduzisse em outras obras. Produções inteiras feitas à surdina para não dar chance aos concorrentes e, claro, plantar na mente do público que tudo aquilo poderia ser bem real.
Muito disso foi sendo deixado para trás quando equipamentos profissionais caíram em mãos amadoras e os primeiros filmes caseiros começaram a ser produzidos com efeitos que acabavam sendo descobertos ou reinventados. Então, o que passou a valer como status para o cinema não era mais o efeito visual em si, era todo o processo. Quanto mais elaborado, melhor seria o estúdio.
Depois veio o DVD e permitiu que os estúdios tivessem um tempo a mais para colocar o Behind The Scene. O que acontecia por trás das câmeras durante a produção da longa metragem era exposto, geralmente com comentários sobre como a equipe chegou a esse ou àquele resultado magnífico.
Sobre esse assunto, faz alguns meses que postamos aqui no Repertório Criativo dois vídeos relacionados à manipulação de cenas para séries e filmes. Ambos pertencentes ao Studio Stargate (aqui e aqui). Mas, o Behind The Scene desta vez é sobre a série The Walking Dead, que estreia sua segunda temporada em outubro.
TWD é assinado pela AMC Studios, Circle of Confusion, Darkwood Productions e Valhalla Motion Pictures e logo na primeira temporada foi indicada ao Visual Effects Society (VES) na categoria Melhores Efeitos Visuais de Apoio em um Programa de TV, concorrendo com Human Target, Undercovers, Boardwalk Empire e Lost.
Assistindo ao vídeo abaixo, você vai ter uma noção de como toda a série é produzida. Quem já viu a pelo menos um episódio poderia chutar sem medo que os Zombies e explosões são frutos de muito trabalho na frente do computador, o inesperado (talvez não) é que metade do cenário também é manipulado digitalmente. Tudo bem mostrado, como manda a nova regra das superproduções.
height=368Assista também a abertura criada por um fã para TWD
Postado por André e encontrado no Virtudes Virtuais
Leave a Comment