Há mais ou menos 100 anos, as mulheres não tinham uma vida muito justa na Irlanda. Se uma mulher solteira tivesse um filho, por exemplo, ela era separada da criança, rejeitada pela família, ia para prisão e podia ser condenada à morte. O que me parece algo extremamente terrível, especialmente se considerarmos que um dos berços da civilização irish foram os celtas, que foi uma das únicas, se não a única, sociedade matriarcal que se tem conhecimento.
Mas, felizmente, muita coisa mudou no país, especialmente após a sua independência do Reino Unido, em 1921. De lá pra cá, as mulheres ganharam espaço e, principalmente, respeito. Muito ainda precisa ser feito por aqui, com certeza, assim como em toda a parte do globo, mas a marca de carros de luxo Audi sinaliza que a Irlanda está alguns passos a frente, como nação, ao lançar uma campanha no Twitter que usa uma piada para mostrar o real valor das mulheres.
O fato da ação ter sido realizada por uma marca de carro, que majoritariamente atrai o público masculino, diz muito sobre a nova filosofia irish sobre direitos de igualdade.
Só para acrescentar, dia 22 de maio a Irlanda vai decidir por meio de referendo o casamento gay. Por aqui, união estável homoafetiva já é aceita há alguns anos, mas chegou a hora da população votar a favor, ou contra, a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
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