“Nada existe se não tiver uma razão.” STARCK, Philippe.
Quando recebi o desafio de falar sobre Design Thinking pensei com os meus botões “fácil. Basta eu fazer uns dois ou três parágrafos de como o design bem pensado facilita a vida das pessoas e dar uns bons exemplos de produtos da Apple”. Quebrei a cara.
Design Thinking é muito mais do que apenas pensar formas de desenvolver um produto fácil de ser utilizado pelas pessoas. Isso é só parte do resultado que se alcança após um enorme processo que tem como pilares a empatia, foco no ser humano e a inovação. Vou ser muito breve sobre o assunto porque eu apenas quero que vocês entendam a importância do D.T. e sua aplicação em todas as áreas.
Por empatia, quero dizer que o projeto que será desenvolvido deve partir das pessoas, elas devem ser ouvidas e compreendidas. O designer deve conhecer o problema de alguém para poder solucioná-lo, isso é o foco no ser humano. E, claro, a inovação. Deve-se sempre pensar naquilo que não existe, que é original.
Mas não é porque você já ouviu as pessoas que, na fase de desenvolvimento, você vai esquecê-las. A prototipação, a criação do seu produto, deve ser colaborativa, para que todos sintam-se engajados e como se pertencessem ao projeto.
Exercitar o D.T., independente do tipo de negócio, é pensar em algo que seja desejável pelas pessoas, viável do ponto de vista econômico e capaz de ser produzido dentro da tecnologia existente.
Então, dentro do pouco que foi dito aqui, você deve ter percebido que design thinking quase nada tem ver com a figura daquele cara de óculos, jeans e camisa preta que passa o dia na frente de um Mac desenhando uma logo. Quase nada porque: design thinking apropria-se da metodologia do designer, que é atender a necessidade das pessoas através de alguma facilidade.
Deu um nó? Então assistam a palestra do designer (o tradicional) Philippe Starck, para entender sobre a metodologia de trabalho que mencionei, depois assistam ao vídeo do Euripedes Magalhães, palestrante da You Vitória no curso de Design Thinking e User Experience, tema irmão do primeiro, pois trata de como pensamos a criação de um produto de forma que traga uma experiência positiva ao usuário.
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Postado por André
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