Toda empresa que preste e planeje oferecer um bom serviço e estabelecer uma boa relação com seu público cria um ícone que a identifique e a diferencie entre os demais concorrentes.

A construção deste ícone pode seguir alguns caminhos, tudo depende do conhecimento do empreendedor sobre comunicação e do quanto ele está disposto a gastar. Geralmente este segundo caminho é sempre ignorado. Na maioria dos casos, busca-se a alternativa mais barata para se construir a logo da empresa, aquilo que irá se relacionar com o público. Economiza-se nisso mesmo quando há verba disponível.

Entendo isso como uma falta de preparo dos nossos empresários (não todos, claro) e os “sobrinhos do Corel Draw”. Aqueles figuras que aprenderam a usar a ferramenta, ficam a tarde toda vetorizando coisas e acham que são os pica grossa do design moderno-ultra vintage.

Eu mesmo já tentei seguir o caminho das logos, mas abortei o processo pois vi que não tinha os skills necessários para desempenhar um bom trabalho. Às vezes é melhor dar espaço para outras pessoas ocuparem o mercado, desde que façam bons trabalhos.

Eu consigo estabelecer muito bem os conceitos que vão reger a marca, mas transformar esse conceito em ícone, atentando-se bem a composição, forma, contraste… isso é outra história. Se você não é da área provavelmente não deve estar entendendo nada do que estou falando aqui. Então recomendo assistir ao vídeo abaixo que esclarece quais são os elementos fundamentais do design.

 

 

Postado por André

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André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.