Testamos o Secret e achamos ele…
Se você acompanha internet, provavelmente já sabe tudo sobre o Secret. Se não sabe o que é isso, vou dar uma explicação resumida.
O Secret é mais ou menos isso. Mas, também é um aplicativo mobile (disponível para os sistemas iOS e Android) e nele, as pessoas se cadastram utilizando suas contas no Facebook e podem compartilhar qualquer segredo de forma anônima. Isso aí. Tudo o que é dito no Secret é feito de forma anônima e, pelo aplicativo, permanecerá assim.
A polêmica maior começou quando alguns usuários começaram a espalhar calúnias e difamações sobre outras pessoas, inclusive com fotos de gente nua. Qualquer pessoa que pensa dois minutos sobre a existência de um aplicativo de postagens anônimas concluiria que isso aconteceria logo no primeiro instante.
Baixei o Secret há mais ou menos uma semana e por enquanto o volume de postagens é baixo e possível de se acompanhar com poucas olhadas ao dia. Hoje, tenho 91 amigos do Facebook inscritos no aplicativo, mas esse número cresce dia após dia.
Me cadastrei no aplicativo já pensando em escrever alguma coisa sobre ele aqui no blog e tirar algumas impressões sobre o ~comportamento humano~. No primeiro dia, veio a curiosidade de saber que tipo de segredos pessoais as pessoas iriam dividir com o mundo.
Bem, não tenho nem coragem de colocar prints aqui das primeiras coisas que li. As pessoas ainda estavam se acostumando com a ideia e simplesmente postavam qualquer coisa. Geralmente informando que estavam transando, se masturbando e coisas do tipo.
Mais uns dias atualizando o Secret (na esperança da humanidade se revelar decente) e veio a constatação de que o “legal” da internet é ser engraçado, mesmo que ninguém saiba que é você. E começou a explosão de stand ups e o desespero pelo like alheio.
Por último, veio o total descrédito. O Secret é a mesma coisa que você dar uma enxada a macacos e pedir para eles capinarem um terreno. É uma ferramenta que pode ser útil para uma tarefa específica, mas o mais provável de acontecer é um acabar machucando o outro.
Os posts da minha rede amigos e do recurso Explorar são uma cópia perfeita um do outro. Mostrando que o problema não é específico. Nas duas, ofensas, piadas e depoimentos vazios dominam a tela. Mas como toda nova ferramenta, acredito que em algum momento possa haver um momento de maturação. Que será quando os usuários que sobrarem na rede poderão fazer bom uso dela sem serem xingados por não postarem foto de peitinhos.
Postado por André