Quando o assunto é harmonia entre algo moderno e o tradicional, todo mundo fica de cabelo em pé. Afinal, nem sempre é fácil mesclar o novo com algo antigo, sem sobrepor um ou outro, mantendo o equilíbrio visual.
Mas você sabia que no Vietnã criaram um ambiente assim que está chamando a atenção de todos? Pois bem, então confere, aposto que vai te conquistar.
O bairro Ho Chi Minh, no Vietnã ganhou novas cores recentemente. Em contraste com as construções tradicionais, o estilo inovador da Vegan House conquistou os moradores e trouxe mais interação social e cultura ao local. A construção que antes era uma residência particular foi completamente repaginada e transformada em um centro cultural para a comunidade.
Desenvolvido pelo escritório Block Architects, o projeto da “Casa Vegana” tem como objetivo a integração entre os moradores, alimentação tradicional e a cultura vietnamita. “É neste ponto que as pessoas podem se encontrar, compartilhar, comer e cozinhar a comida tradicional vietnamita, especialmente comida vegan.” dizem os arquitetos.
O centro cultural conta com 3 pavimentos divididos entre cozinha de uso comum, salas de jantar e diversos ambientes de vivência, todos compostos inteiramente por mobiliários doados ou reaproveitados. Para aproveitar o máximo de ventilação e iluminação naturais, os arquitetos optaram por dar uma nova interpretação ao estilo de janelas já utilizadas tradicionalmente no país. Através do novo arranjo, as janelas de madeira coloridas seguem da fachada até a cobertura tornando o edifício confortável internamente e dando movimento a fachada. “Estas janelas têm sido utilizadas no Vietnã durante muito tempo por conta da ventilação. Dessa vez elas foram rearranjadas em uma nova fachada para criar uma atração especial, bem como a harmonização com o entorno.” contam os arquitetos.
Além da fachada colorida, o telhado do edifício também conta com janelas com aberturas em certos pontos para a entrada de luz para a vegetação.
A obra foi realizada em 2014 e tem uma área total de 60m².
(Dedico este artigo a Ana Lucia Alves, minha amiga de longa data, companheira de arquitetura e musa inspiradora do saber).
Fonte: arquiteturasustentavel.org
Imagens via: Quang Tran
Leave a Comment